Marca - por Laís Prado
Em Murucutu, O que não nos contaram?! O principal objetivo é levantar questões como o papel do índio e o folclore brasileiro, indagando aquilo que nos contaram, as estórias e os mitos que nos foram passados ao longo da vida.
A história é narrada por um jovem índio e se passa na floresta, onde também é preparada uma festa para o Bumba-meu-boi que sumiu. Matintaperê, sabe onde o boi está e informa que ele não morreu, está escondido e que para achá-lo todos terão que buscar nos reinos (elementos da natureza), adivinhas para compor a palavra-chave que trará o boi de volta para que aconteça a festa. Pra cumprir essa missão, personagens um tanto quanto emotivos (Potira), sensitivos (Preto Velho), surpreendentes (Mula-sem-cabeça), encantadores (Iara), atrapalhados (Caipora) e tenebrosos (Matinta Pereira) se juntam para desvendar esse mistério que rende boas risadas e nos contam a história de uma forma diferente.
A peça mistura elementos da cultura popular com o folclore brasileiro,além de uma pitada da literatura indianista,com o objetivo principal de mostrar as diferenças e acima de tudo,respeitá-las.